A história da Informática naEducação Brasileira
No século XX e XIX com a revolução industriale evolução tecnológica o mundo sofreu diversas transformações em ritmo acelerado, estava cheio de problemas e novidades que exigem soluções, transformações e adequações imediatas. Essa problemática não foi diferente no âmbito educacional, pois além do professor ter dificuldades para manusear as novas mídias e tecnologias as escolas publicas não oferecem a mínima condição de inserir e utilizar essas novas tecnologiasem sala, ora pela resistência ao novo, ora por falta investimentos na qualidade do ensino-aprendizagem e principalmente devido a insuficiente estrutura física das escolas que em grande parte não contam com laboratórios de informática que viabilizem o contato com esse novo instrumento de trabalho.
A informática no Brasil foi utilizada como recurso pedagógico, apenas em meados da década de 70. Até então acreditava-se que o professor era o único mediador e detentor de conhecimento e o aluno não tinha autonomia para buscar novos conhecimentos e novas formas de aprender. Ele apenas aceitava sem questionar, analisar e aprendero que achavam relevante para eles, ou seja não participavam efetivamente do processo de ensino-aprendizagem.
Todas essas mudanças e transformações fizeram com que buscássemos novos rumos e posicionamentos frente a essa ruptura de paradigmas. Oportunizando assim, mais autonomia, instrumentalização,e respeito a diversidade cultural e social dos alunos envolvidos nesse processo de ensino -aprendizagem. Pois acredita-se que o conhecimento está intimamente ligado a compreensão da realidade, a reflexão e adequação do mesmo ao mundo, bem como a sua própria realidade sociocultural.
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